Robôs do futuro terão QI acima de 10mil

Robôs do futuro terão QI acima de 10mil

A super inteligência artificial está a caminho, e chegará mais cedo do que você pensa.

 

De acordo com o bilionário japonês Masayoshi Son, CEO da Softbank, dentro de 30 anos, os robôs terão inteligência acima de 10.000. Este foi o ponto principal de sua palestra em um evento realizado em Outubro na Arábia Saudita. Para se ter uma ideia da dimensão da da visão de Son, a média do QI dos humanos é 100, uma pessoa com QI de 200 é considerada gênio.

A ideia das máquinas se tornarem mais inteligentes que os seres humanos, é conhecida pelo termo Singularidade. Quando isso realmente vai acontecer, é um grande debate entre a comunidade dos especialistas em tecnologia.

“Singularidade é o conceito que o cérebro humano será ultrapassado, este é o ponto de virada, que a inteligência artificial ultrapassará a capacidade dos nossos cérebros, e isso com certeza irá acontecer neste século. Diria que não há mais debate e ou dúvidas sobre isso, ” disse Son.

Son tem um especial interesse na realização desta profecia. Além de ser líder de uma empresa de tecnologia, ele é responsável por um fundo de investimento que pretende investir 100 bilhões de dólares dentro de 5 anos, em empresas relacionadas com inteligência artificial.

Assim como muito especialistas, o CEO da Softbank acredita que a Inteligência Artificial transformará dramaticamente todo tipo de indústria.

Hoje em dia, robôs como o Pepper, fabricado pela Softbank, quem tem a capacidade de perceber emoções humanas, impressiona muitas pessoas. Entretanto, no futuro Son diz que daremos risada das capacidades do Pepper.

“Daqui 30 anos, os robôs aprenderão sozinhos, talvez eles passarão a rir de nós,” segundo Son, “Hoje eles parecem bonitinhos; eles continuarão bonitinhos, mas serão super inteligentes”.

“A humanidade criou ferramentas, a premissa era que a humanidade sempre era mais inteligente que a ferramenta que nos inventamos. Esta é a primeira vez que as ferramentas se torna mais inteligente do que nós”, afirma Son.

Nem todo mundo compartilha da empolgação de Son sobre Singularidade. Alguns dos grandes nomes da tecnologia como Elon Musk, Bill Gates e o físico Stephen Hawking, têm alertado sobre o futuro da humanidade quando a Singularidade acontecer. Quando robôs se tornarem mais inteligente que os humanos, haverão consequências e algumas delas desastrosas para a nossa existência.

“Se olharmos 10 a 30 anos para frente, alguns humanos terão uma imaginação superior que as máquinas. Então, este não é o fim. O poder do cérebro é ilimitado. Nossa capacidade de imaginação é ilimitada. Portanto, nós melhoraremos nossas capacidade de imaginação, nossos sentimentos e nossa intuição”, suavizou Son, ao final de sua palestra.

 

 

 

professional
Não ha comentários

Publicar um comentário

Comentário
Nome
E-mail
Website