Legal

O LEGAL é o software de programação dos Kits da PETE. Ele foi especialmente pensado para crianças e jovens que nunca tiveram contato com programação.

Com uma interface toda em português e muito intuitiva, é possível, com poucos comandos, “Ensinar” o robô a executar tarefas bem complexas.

O LEGAL conta com três ambientes de manipulação do robô: programar, controlar e coletar dados.

Programar

No programar, os comandos do LEGAL são inseridos linha a linha e alguns comandos são simplificados para que alunos e professores possam se concentrar mais à parte criativa do que ter que “escovar bits”, como dizem os programadores mais experientes.

No LEGAL, “Ensinar” uma tarefa para o robô, como, seguir um linha preta e parar quando encontrar uma superfície azul, resume-se aos seguintes comandos:

Simples assim!

Entretanto, o LEGAL também pode ser utilizado por usuários mais experientes que queiram ter um controle mais preciso de suas criações.

O mesmo robô, criado para seguir uma linha preta e parar quando encontrar uma superfície azul, pode ser programado usando o código abaixo:

A funcionalidade é a mesma, mas o código acima utiliza conceitos mais avançados de lógica de programação.

Controlar

No ambiente controlar, é possível realizar leituras de todos os sensores e atuadores que estão conectados ao módulo de controle, ou seja, saber quais são os valores que os sensores estão retornando ou qual é o estado dos atuadores. Veja o exemplo abaixo:

Neste exemplo, temos dois sensores de luz, um sensor de temperatura e dois motores conectados ao módulo de controle.

O sensor de temperatura, retornou a leitura da temperatura ambiente, que estava a 30° celsius. Já dois sensores de luz, retornaram a leitura da intensidade luminosa do ambiente naquele momento, portanto o sensor conectado na porta S3, retornou a leitura de 12,4lx e o sensor conectado na porta S7, retornou a leitura 41,5lx.

Os dois motores que estão conectados ao módulo de controle estão parados, pois podemos perceber que eles estão com valor 0, ou seja, estão “funcionado” a zero porcento de potência.

Este ambiente é útil para que os usuários possam realizar leituras que utilizarão em suas programações.

Coletar Dados

Neste ambiente, é possível programar o módulo de controle para coletar dados de forma autônoma ou realizar coleta de dados em tempo real.

Exemplo de coleta de dados em tempo real, utilizando dois sensores de luz e um sensor de temperatura.